quarta-feira, 29 de agosto de 2012

INFORMATIVO DOS ESTUDANTES DO CPDA 09

Na assembleia discente realizada no dia 28 de agosto de 2012 decidimos pela continuidade da greve dos estudantes do Cpda. O resultado da votação que determinou a continuidade foi:

Continuidade da greve: 12 votos
Finalização da greve: 6 votos
Abstenção: 3 votos

Realizaremos a próxima assembleia no dia 31/08, sexta-feira, às 9:30.

Avaliamos que postura intransigente do governo não mudou da última semana para esta. O governo Dilma mantém a posição intransigente de não negociar com os professores, encerrando unilateralmente qualquer tipo de mediação. No cado dos técnicos administrativos a FASUBRA assinou o acordo de 15,8% dividido em três parcelas pelos próximos três anos. Além disso, conseguiram que o governo recuasse na MP 568.
Temos a clara noção das dificuldades encontradas até este momento da estratégia do governo de “ganhar pelo cansaço” – até a data de 31/08. Esta data não significa o limite da luta, entretanto a possibilidade de ajustes no plano de carreira e no aumento salarial dependeria de um articulação no parlamento, o que dificulta ainda mais as negociações tendo em vista a composição do congresso brasileiro.
O ANDES e o SINASEFE realizarão assembleias durante esta semana para tomar posicionamento a respeito da continuidade ou não da greve. O SINASEFE que representa também os técnicos administrativos do institutos federais não assinou o acordo pois negocia a inclusão na carreira dos técnicos das instituições militares (colégio militar) e e ex-território. Os dois sindicatos tentam uma saída conjunta da greve com possibilidade de ocorrer na próxima semana. Neste sentido há possibilidade de três cenários: 1) continuidade da greve, 2) saída da greve com assinatura de acordo e 3) saída da greve sem assinatura do acordo.
Em relação a pós graduação no Rio de Janeiro decidimos manter o Fórum dos pós-graduandos para além da greve, com encontros mensais para encaminhar as pautas construídas durante o movimento paredista. Também construímos uma manifesto repudiando a caravana da ANPG à Brasília.
Em relação a volta dos professores do CPDA, os estudantes entenderam que foi necessário manter a greve para propor um calendário e reafirmar as regras da reposição das aulas, visando a manutenção da qualidade das mesmas, com os seguintes pontos:

1) reinicio das aulas pelos professores a partir do retorno dos estudantes (e não antes como vem sendo praticado por alguns professores);
2) reposição integral das aulas e manutenção das atividades previstas (com seminários e outros);
3) intervalo entre o 1º e o 2º semestres, para elaboração dos trabalhos finais;
4) anistia das multas de livros emprestados pelos estudantes durante a greve, devido a funcionamento em regime especial da biblioteca no mesmo período (Já anistiado)

Ás 15 horas nos reunimos com a coordenação do CPDA informando nossa posição e ficou acordo que haverá uma reafirmação a respeito das regras de reposição no Colegiado Ampliado que ocorrerá às 15h. Estas regras são:
1) o respeito aos estudantes grevistas que não quiserem retornar enquanto durar a greve estudantil; mas também será respeitada a autonomia de cada docente em prever e executar o calendário que decidir - esta decisão pode ser conjunta com os estudantes de cada turma, mas depende de cada professor se abrir para isso.
2) reposição integral das aulas, mas será decidido por professores e, em alguns casos, conjuntamente com os estudantes, caso a caso, dependendo da negociação "interna" em cada disciplina.
  1. será negociado o intervalo de uma semana entre os semestres.

SEMANA ACADÊMICA
Foi informado na assembleia a proposta de organização de uma semana acadêmica. Encaminhamos a realização de uma reunião específica para debater e construir tal proposta.

CENTRO ACADÊMICO
Ontem, dia 28/08, foi realizada a reunião para elaboração da proposta de estatuto do C.A. Do Estudantes do Cpda. Os próximos encontros (aberto a todos) serão realizados nos dias 04/09 e 11/09. Reafirmando que no dia12/09 será enviada uma proposta de estatuto que será debatida na assembleia estatuinte do dia 26/09 (quarta-feira).

FÓRUM CPDA
Ontem, dia 28/08, foi realizada a primeira reunião da comissão de realização do Fórum CPDA. Lembrando que o Fórum será realizado nos dias 02 e 03 de agosto.

FÓRUM DE PÓS DA RIO
Representantes dos Estudantes do CPDA estiveram na reunião do Fórum de Pós da Rural. O Fórum é um espaço para divulgação da produção científica das pós-graduações. São apresentados cinco trabalho por curso. Foi solicitado a sugestão de uma tema para o evento que vai direcionar as palestras do evento. Sugerimos: Ciência, Desenvolvimento Econômico e Conflitos: qual o papel da UFRRJ?

CALENDÁRIO

QUARTA-FEIRA 29/08
14:30 – Reunião do DDAS e Colegiado Pleno/Ampliado
16:00 - FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRRJ (sala 117 no 2 andar do Prédio Principal.)

QUINTA-FEIRA 30/08
18:00 - ASSEMBLEIA DA PÓS-RIO NO IFCS

SEXTA-FERIA 31/08
9:30 – ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES DOCPDA
14:00 – COLEGIADO DO PROGRAMA

TERÇA FEIRA 04/09
14:00 – COMISSÃO do Centro Acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário