quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMUNICADO COMISSÃO ESTUDANTIL DE GREVE

22 de agosto de 2012

A Comissão Estudantil de Greve se reuniu na manhã do dia 22 de agosto com o coordenador, Renato Sérgio Jamil Maluf, e a vice-coordenadora, Claudia Job Schmitt, afim de tratar: das questões relativas a pauta interna da greve e de esclarecimento sobre a proposta docente de retorno e reposição das aulas. Também foi relatada pela coordenação a necessidade de adequação do regimento interno às normas da UFRRJ e a composição discente nos colegiados (executivo e ampliado/pleno) e no departamento. Ainda foi informado que o Programa de Pós-graduação Prática em Desenvolvimento Sustentável tem um colegiado próprio e que o programa é formado por professores oriundos do DDAS e do Departamento de Ciências Ambientais.
Os estudantes presentes informaram o resultado da assembleia realizada no dia 21/08, que definiu pela continuidade da greve, bem como explicitamos a avaliação realizada a respeito da greve e do conteúdo do informativo constando no blog mantido pela comissão de greve (contida no Informativo Nº 8). Explicitamos que temos uma participação importante na construção do comando da pós do Rio de Janeiro e de apoio ao movimento paredista da educação federal. Por fim, deixamos claro que teremos um nova assembleia dia 28/08 para avaliar o movimento grevista e a continuidade ou não da greve dos estudantes. Esta seria avaliada levando-se em consideração o movimento nacional e as questões colocadas pelos coordenadores, bem como a decisão do colegiado “executivo”.
A coordenação do curso, por sua vez, deixou claro que do total de professores, dois permanecerão em greve, como já divulgado anteriormente, e que a decisão foi de retomada das aulas pelos demais professores. Informaram que pediram aos professores que esperassem a assembleia discente e o colegiado para iniciar as aulas. Garantiram que não haverá represália aos estudantes que decidiram permanecer em greve, isso significa não ter faltas computadas e garantir a entrega de trabalhos. Entretanto, não haverá uma “dupla reposição”, ou seja, caso o professor e a turma retorne, aquele estudante que permanecer em greve, de acordo com a decisão coletiva da categoria, não terá “aula presencial” e terão de ser negociados modos de colmatar a não presença nas aulas, como fichamentos ou outros.
Segundo o que foi conversado com a coordenação, haveria uma tentativa de negociação com os membros do colegiado, para não reiniciar o primeiro semestre nesta semana, sim na seguinte ou no início de setembro, e concluí-lo até o final do mesmo mês, proposta que a comissão levará para a próxima Assembleia Discente na terça feira, dia 28 de agosto, e, somente após isso, os estudantes mobilizados decidirão. Segundo a proposta, o segundo semestre se iniciaria imediatamente em outubro e se estenderia até final de janeiro de 2013.
Foi discutida a possibilidade de que as reuniões do colegiado executivo fossem abertas à participação de outros estudantes (para além da representação discente oficial), mesmo sem direito a voto. A coordenação defendeu que as reuniões deveriam ser restritas, pois são tratados assuntos muito particulares e as vezes delicados, em que poderia haver exposição dos demandantes. Foi acenada a possibilidade de participação específica quando se tratar de assuntos de interesse geral, consultando os membros do colegiado sobre a mesma.
Por fim, informaram que as professoras Leonilde Servolo de Medeiros e Maria José Teixeira Carneiro serão as representantes dos docentes na comissão de organização do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário