quinta-feira, 21 de junho de 2012

INFORMATIVO DOS ESTUDANTES DO CPDA

JUNHO 2012/03

        Na última assembleia discente, realizada no dia 19 de junho de 2012 às 09h30 no CPDA, reafirmamos a mobilização dos estudantes do CPDA na greve nacional da educação, junto com técnicos e com professores. Permanecemos em greve, com a preocupação de problematizar a questão da qualidade do ensino superior e das condições de trabalho e estudo de técnicos, estudantes e professores na educação pública. Para aprofundar esse debate e inserir nossas reivindicações na pauta nacional, estamos atuando no comando de greve nacional unificado, no comando de greve das pós-graduações e no comando de greve interno da UFRRJ, ao mesmo tempo em que realizamos assembleias estudantis semanais no CPDA. Além disso, estamos desenvolvendo e participando de atividades públicas, como aulas, oficinas e atos onde a proposta é aproximar a população da pauta de reivindicações da greve, como também fortalecer nossa organização enquanto estudantes.
        Com o intuito de dar conta da amplitude do debate ao mesmo tempo em que são trabalhadas questões específicas do CPDA (tanto em nível pedagógico como estrutural), participamos de comissões operativas em nível estadual e criamos comissões dos estudantes do CPDA (Assuntos internos, Relação com as pós-graduações/Rural e Secretaria/Comunicação), que também possibilitam o fortalecimento dessas atividades. As comissões estão abertas aos estudantes que queiram participar e contribuir na construção dos debates.
       Enfatizamos que a participação nestes espaços não se resume à formulação de reivindicações próprias, mas sim que pode ser este um momento de construção de novas relações, de fortalecimento das categorias em greve e de debate sobre a concepção da educação em nossa universidade e em nosso país. Por isso, este terceiro informativo é mais que um repasse das nossas atividades, é também mais uma convocatória a todos os estudantes que não estão participando dos debates para aderir à greve, principalmente os discentes
do CPDA.

ALGUMAS ATIVIDADES DA SEMANA
No dia 18 de junho, às 14h, no IFCS/UFRJ, foi realizada a Assembleia de pós-graduandos no Rio de Janeiro. A Assembleia definiu pela formação do Comando Nacional de Greve dos Pós- Graduandos, incorporado no Comando Nacional de Greve Estudantil. O e-mail do comando é <apostanagreve@gmail.com>.


     Ainda no dia 18 participamos da reunião do Comando de Greve dos professores, onde apresentamos as demandas locais e nacionais dos estudantes de pós-graduação e relatamos toda nossa discussão e mobilização. Depois, nos incorporamos ao Comando Unificado Local da Rural, que é composto pelos docentes, estudantes e técnico-administrativos. A próxima reunião construirá a pauta interna unificada para ser discutida com o reitor da UFRRJ. O comando unificado se reunirá toda quinta-feira, às 13:30, na sede da ADUR-RJ em Seropédica. Também no dia 18 foi instaurado, na Praia Vermelha, UFRJ, o Comando Nacional de Greve Estudantil (CNGE) que contou com a participação de delegados de 36 instituições de ensino federal. O Comando Nacional de Greve dos Pós-graduandos solicitou a incorporação de delegados ao CNGE. Ficou definido a participação de 10 delegados dos pós-graduandos no Comando. Este aprovou a luta contra o atual PNE, assim como uma série de pautas estudantis, entre elas destacamos: investimento em assistência estudantil (moradia, qualificação das bibliotecas), universalização das bolsas, 40% de aumento das bolsas e revisão dos critérios CAPES/CNPQ.

    Na Assembleia Discente do CPDA realizada no dia 19/06, às 9h30 no CPDA, os estudantes reforçaram a importância da Assembleia Geral do CPDA, a ser realizada no dia 25/06, enquanto um momento de debate conjunto entre todos os professores, técnicos e estudantes do CPDA, tendo como pauta a nossa participação na greve. Entendemos que para aprofundar esse debate é importante a formação de um Fórum do CPDA neste momento, também com o intuito de fortalecimento deste espaço.
      No dia 20, quarta-feira, a tarde, a Marcha dos Povos em Defesa dos Bens Comuns e Contra a Mercantilização da Vida reuniu movimentos sociais, sindicatos, ONGs e outros coletivos críticos a ações do Governo Federal e à chamada Economia Verde, no centro do Rio de Janeiro, que, segundo a organização da Cúpula dos Povos, contou com 80 mil pessoas. A coluna da Educação se concentrou em frente à ALERJ, partindo para a Candelária, onde houve o encontro com a Via Campesina e diversos outros grupos que seguiram até a Cinelândia. Ressaltamos a forte presença de muitas outras categorias do funcionalismo público em greve.


NOSSA AGENDA:
21/06 – Reunião do Comando Unificado Local da Rural. Local: Seropédica, 13h30
25/06 – Assembleia geral do CPDA, às 15h no sexto andar do CPDA;
26/06 – Assembleia geral dos Estudante do CPDA, às 9h30 no sexto andar do CPDA;
26/06 - Aulas públicas com Marcelo Badaró e Mauro Iasi, na UERJ.

         Fonte: http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=2072

Nenhum comentário:

Postar um comentário