sexta-feira, 15 de junho de 2012

Carta Aberta dos Estudantes do CPDA/ UFRRJ

Os estudantes do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizaram assembleia geral às 14h do dia 11 de junho de 2012, no CPDA, na Avenida Presidente Vargas, 417, Edifício Central (sexto andar), convocada com a finalidade de debater e deliberar sobre pauta única: "greve". Este foi o maior evento organizado pelos pós-graduandos do CPDA/UFRRJ e contou com a participação de 32 pós-graduandos assinantes da lista de presença. Cabe registrar que foram realizadas duas assembleias anteriores, dia 01 de junho e 06 de junho de 2012, que debateram o tema da “greve nas federais e a pós-graduação”. Deliberamos pela adesão à “greve” dos estudantes e apoio e solidariedade à mobilização das outras categorias em greve na UFRRJ e
nas demais instituições federais do ensino superior (IFES) do Brasil tendo em vista a convergência das suas pautas com a pauta de demandas dos pós-graduandos. Reconhecemos serem justas as reivindicações por parte dos docentes, técnicos e estudantes, que defendem melhores condições de trabalho, ensino e pesquisa. Acreditamos ser este um momento ímpar para debatermos questões urgentes referentes ao projeto de universidade que queremos para o Brasil e para o nosso Programa. Em apoio à luta dos professores e estudantes em greve, nós, pós-graduandos da UFRRJ, estamos construindo nossa pauta de reivindicações abarcando tanto demandas gerais –como a ampliação e o reajuste das bolsas -, como questões mais específicas do nosso programa. Em conformidade com a assembleia discente, realizada no dia 11 de junho de 2012, defendemos:

apoio à greve docente e discente das IFES do Brasil;
reajustes das bolsas de estudo da pós-graduação em 40%;
universalização das bolsas de pesquisa;
questionamento dos parâmetros de produtividade estabelecidos pela CAPES.

Para avançar nessas discussões, convidamos a todos para construir conosco a pauta reivindicativa e debater o cronograma de atividades. Propomos uma Assembleia Geral do CPDA, com a participação de professores, funcionários (concursados e contratados) e estudantes, a ser realizada no dia 13 de junho, as 14h, no sexto andar do CPDA, na para encaminhar as deliberações da greve.

Fazemos um chamado também a outros programas de pós-graduação para a aderir à greve, que coloca questões importante sobre o ensino e a pesquisa no Brasil do qual fazemos parte.

Atenciosamente,

Comissão de Greve dos Estudantes do CPDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário