sexta-feira, 15 de junho de 2012

INFORMATIVO DOS ESTUDANTES DO CPDA
Em uma assembleia geral realizada às 14h do dia 11 de junho de 2012, no CPDA, os estudantes debateram e deliberaram sobre pauta única: "greve". Este foi o maior evento organizado pelos pós-graduandos do CPDA/UFRRJ e contou com a participação de 32 pós-graduandos assinantes da lista de presença. Cabe registrar que foram realizadas duas assembleias anteriores, dia 01 de junho e 06 de junho de 2012, que debateram o tema da “greve nas federais e a pós-graduação”.
Durante o debate pontuamos as seguintes questões: a expansão das universidades públicas através do REUNI e suas consequências, a necessidade de se pensar o CPDA e as questões relativas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, como assistência estudantil.
Também discutimos questões relativas ao produtivismo acadêmico, aos critérios da CAPES, a questão da ciência, pesquisa e extensão no país. Definimos a necessidade de pensar a nossa organização e articulação, tanto do ponto de vista interno como da articulação com o DCE da Rural, com outros estudantes de pós-graduandos do Rio de Janeiro e da própria UFRRJ. Também pontuamos a necessidade de construir uma greve de efetiva atuação e mobilização dos estudantes nas atividades grevistas, acentuando que a greve é um momento importante para nos organizarmos.
Por fim, foi deliberado pela adesão à “greve” dos estudantes e apoio e solidariedade à mobilização das outras categorias em greve na UFRRJ e nas demais instituições federais do ensino superior (IFES) do Brasil tendo em vista a convergência das suas pautas com a pauta de demandas dos pós-graduandos.
Definimos que as atividades já marcadas, como defesas, qualificação e congressos, continuam, entretanto novas atividades não serão marcadas a partir da data da deflagração da greve discente. As pautas gerais diretamente relativas aos pós-graduandos são: reajustes das bolsas de estudo da pós-graduação em 40%, universalização das bolsas de pesquisa e questionamento dos parâmetros de produtividade estabelecidos pela CAPES.

CENÁRIO DA GREVE NACIONAL DAS FEDERAIS.
A greve dos docentes das instituições federais de ensino superior possui hoje 51 universidades. Os servidores da FASUBRA (técnicos administrativos das universidades) e do SINASEFE (servidores da educação básica, técnicas e tecnológica) definiram em Plenária Nacional a entrada em greve durante esta semana. Os estudantes de 30 universidades também aderiram a greve e estão formando o Comando Nacional de Greve Estudantil. O Plano de carreira é o ponto principal da reivindicação do ANDES, sendo que FASUBRA e SINASEFE propõe uma pauta de aumento salarial no vencimento básico. Ontem dia 12/06 teve uma reunião dos Sindicatos Nacionais com o Ministério da Educação, entretanto o governo pediu um “prazo maior” e nada foi definido.

Encaminhamentos


Foram formadas duas comissões e uma secretaria. São elas: Comissão de Assuntos Internos (CAI), Comissões de Relações Pós-Graduação e DCE (CRPD) e Secretaria de Organização e Comunicação. A CAI será responsável pelas questões relativas aos encaminhamentos do Fórum CPDA e proposta de melhoria do acervo da biblioteca, bem como integração do sistema de biblioteca. A CRPD será responsável pela articulação com o DCE da Rural e outras pós do Rio e da Rural e a Secretaria será responsável pela comunicação (produção do Informativo), elaboração da agenda, proposta de organização interna dos estudantes CPDA a ser apresentada nas próximas assembleias e articulação com os Comandos de Greves (nacionais) e dos servidores do RJ.
Foi definido: fazer um documento apoiando a greve, nota para ser enviada para o jornal da rural, de apoio à greve – informativo da greve, assembleias discentes semanais, discutir o projeto político-pedagógico do CPDA e responder à ameaça de corte de bolsas ou outras retaliações.

INFORME SOBRE O MANIFESTAÇÃO DIA 12/06.

No dia 12/06 foi realizada a reunião da Comissão de Greve dos Estudantes d CPDA, onde já foram organizadas as comissões e a secretaria. Posteriormente organizamos a participação discente no ato da Educação e Saúde. Estiveram presentes no ato 5000 manifestantes, entre servidores públicos, estudantes e metalúrgicos.

AGENDA

15/06 Debate sobre produtivismo, 14h, Tenda da ADUFRJ na PV Assembleia da APG-UFRJ, 17h na PV

18/06 Reunião do Comando Local de Greve da Rural, 9h, na sede da ADUR/RJ Reunião do Comando Greve Estudantil na Cúpula (horário a definir) Assembleia Pós graduação Rio de Janeiro, 14h IFCS/UFRJ
19/06 Assembleia discente do CPDA, 9h30



20/06 Manifestação RIO +20



Nenhum comentário:

Postar um comentário