domingo, 15 de julho de 2012

INFORMATIVO DOS ESTUDANTES DO CPDA (JULHO 2012/5)


          Como finalização do Ciclo de Debates realizado de 27 de junho a 09 de julho, no dia 11 de julho de 2012 ocorreu a Assembleia Comunitária do CPDA. Neste dia, foram trazidos os resultados e encaminhamentos propostos nas discussões.
          No início da Assembleia, foram falados os nomes dos próximos docentes a comporem a Coordenação - Renato Maluf (coordenador) e Cláudia Schmitt (vice) e o Departamento – Andrey Ferreira (chefe) e Peter May (vice), que realizam a transição no dia 7 de agosto. Foi afirmado que a proposta é realizar uma coordenação conjunta CPDA/DDAS, com reuniões mensais destes quatro e da representação discente destes dois espaços e docente. Após a finalização da greve, haverá uma reunião ampliada com professores e estudantes. A primeira reunião do colegiado está marcada para 8 de agosto. Entre os estudantes, está sendo gestada a proposta de um espaço coletivo para a continuidade das ações coletivas dos estudantes, com a proposta de criação de um Centro Acadêmico.
        A Assembleia contou com a presença de Ivanilda, da FASUBRA – UFRRJ. Em sua fala, Ivanilda trouxe que a greve está forte. Ela mencionou que sua invisibilidade na mídia ter sido rompida com a suspensão das matrículas. Trouxe também que a greve não é mais só da educação, mas sim, do conjunto de servidores públicos.
       Na leitura da síntese dos encaminhamentos gerados nos ciclos de debate, apresentou-se uma proposta de criação de uma comissão para organização do Fórum. Tanto os encaminhamentos, quanto a proposta de formação de uma comissão, tiveram por base as atas de cada debate. Assim os encaminhamentos colocados foram:

1. Comissão Tripartite: Diante necessidade de organizar um fórum, foi proposto a criação de uma comissão tripartite, com representação de dois técnicos (um servidor público e um terceirizado), dois estudantes e dois professores, em que haja alternância dos membros. Os nomes a serem repassados por email (grevecpda@gmail.com) até dia 18 de julho. A comissão seria responsável pela organização da pauta e monitoramento do fórum, pensando seu formato e uma pauta com as principais demandas de cada segmento, esta, por sua vez, elaborada a partir de um diagnóstico anterior. A comissão divulgará o documento preparatório até 17 de setembro.

2. Fórum: Foi feita a proposta de fortalecimento do fórum do CPDA, explicitando as suas regras, sem ‘engessá-lo’, mas sim estimulando um espaço de democracia direta. Dele, documentos-síntese devem ser elaborados e publicizados, incluindo discussões e encaminhamentos, para acompanhamento dos resultados por uma comissão pós-fórum. Tanto a comissão anterior, como a posterior ao Fórum pode conter ex alunos. Assim, pela proposta, o fórum seria um espaço consultivo, ordinário, anual, ocorrendo sempre na mesma data ou em data próxima, não impedindo com isso que sejam convocados outros fóruns de maneira extraordinária, como originalmente. Ademais, todos documentos gerados nos Fóruns devem ser arquivados na biblioteca para fácil acesso de interessados.

3. Comissão de organização do Fórum: Pela proposta, a comissão teria por responsabilidade realizar um pré-diagóstico, a partir de uma autoavaliação. Cabe, portanto, a comissão a elaboração do formato do diagnóstico e facilitação do processo de autoavaliação. A proposta tem por base a organização de um Projeto Político Pedagógico para o CPDA, que consubstanciará as diretrizes para as próximas avaliações, além dos documentos que já existem, como relatórios CAPES.  Nessa assertiva, a meta prioritária do Fórum 2012 seria a construção do PPP. Ressalta-se que esse documento pode ser reformulado quando o coletivo considerar necessário.

Foram trazidas também questões de qualificação da transparência e da circulação de informações no CPDA, a partir dos seguintes pontos:
  • Constância de um processo de informação dos recursos e gestão do CPDA,
  • Publicização das atividades dos projetos de pesquisa dos núcleos e estímulo ao engajamento dos novos alunos nestes.
  • Que o processo de mudança de coordenador e chefe de departamento seja mais publicizado, contando com avaliação da gestão anterior e proposições da nova.
  • Publicização dos processos administrativos e de gestão (seleções internas e editais)
  • Que a representação discente tenha acesso prévio à pauta do colegiado e departamento para participação nesses espaços (mínimo de 48h).

Outras questões de condições de trabalho foram listadas pelos estudantes:
  • Rever administração da estrutura da sala dos estudantes e as tecnologias da informação, que permitam o acesso a conceitos, faltas, renovação empréstimo de livros, matrículas, compartilhamento de materiais didáticos por meio de rede virtual, etc.
  • Facilitação do acesso aos livros, para assim, poder-se tirar xerox em outro lugar.
  • Proposta de um debate sobre os métodos de escolha e troca da orientação e sobre a entrada dos estudantes nos grupos de pesquisa.
  • Considerando a existência de iniciativas individuais de extensão no CPDA por parte dos professores, a partir dos grupos de pesquisa, pensar em promover a elaboração de projetos mais amplos de extensão no CPDA, contando com a participação dos estudantes e técnicos nos mesmos, fortalecendo esse fragilizado pilar do tripé ensino-pesquisa-extensão.

Foi feito um pedido de esclarecimento sobre o processo de constituição das comissões que auxiliam o colegiado (quais sejam, ensino e pesquisa, seleção, biblioteca e publicações) por estudantes e técnico-administrativos, presente no artigo 58 do Regimento, parágrafo único. A resposta foi que só a comissão de seleção funciona efetivamente, mas sem representação discente.

Principais resultados

Não houve consenso sobre o fortalecimento do Fórum e sobre a criação de um PPP. Uma sugestão paralela ao PPP foi a elaboração de um Plano Estratégico de três anos. Porém, houve diversas manifestações sobre a necessidade de uma autoavaliação do CPDA neste momento, sobre suas instâncias de participação, que em sua maioria estão paradas, sobre sua estrutura, sobre sua identidade, perfil dos professores e dos formandos, sobre a sua relação com a CAPES.
Sobre a publicização dos processos no CPDA, os docentes deram ênfase para a reestruturação do site do CPDA, considerada insuficiente pelos estudantes.
Enfatizamos que o que foi apresentado foi construído coletivamente, não somente pelos estudantes, mas com um grande esforço de todos. A grande questão, a partir de agora, é fugir de uma ‘democratização ilusória’, e incluir de fato os três segmentos e estimule espaços de diálogo coletivo.
Ficou definido a realização de um Fórum para os dias 02 e 03 de Outubro.
Panorama nacional

No dia 10/07 o MEC recebeu o Comando Nacional de Greve Estudantil, com a participação de representante da Pós-graduação, com a inclusão de nossas pautas. A semana de 16 a 20 de julho será de mobilizações em Brasília.
No Comando Estadual de Pós Graduação do Rio de Janeiro nossas pautas estão sendo debatidas, como a universalização bolsas sem restrição de vagas, assistência estudantil, 40% de aumento imediato do valor bolsas, revisão dos critérios quantitativistas das agências de fomento e ampliação da representação docente e abrir para discentes, nos comitês CAPES. Na última assembleia do Comando, na semana passada, decidiu-se por elaborar uma nota técnica com reivindicações e insistindo na necessidade de suspensão o calendário. Na UFRRJ, está sendo gestada uma reunião ampliada e aberta à comunidade, com a reitoria, para apresentar a pauta nacional e setorial.
Em âmbito nacional, no dia 13 de julho finalmente foi apresentada uma proposta inicial para reestruturação do plano de carreira, porém muito aquém das expectativas dos professores, após a ameaça de corte de ponto, estimulada pelo MPOG, mas não levada adiante nas universidades.

 
NOSSA AGENDA:
  • Dia 16 de Julho -Assembleia PÓS-RJ Hall do Queijo (UERJ-Maracanã) 17:00
  • Dia 17 de Julho - Assembleia dos Estudantes CPDA às 9:30
  • Dias 16 a 20 de julho – Acampamento na Esplanada, em Brasília, dos Servidores Públicos Federais
  • Dia 18 de julho – Marcha Unificada em Brasília


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