Como finalização do Ciclo de
Debates realizado de 27 de junho a 09 de julho, no dia 11 de julho de
2012 ocorreu a Assembleia Comunitária do CPDA. Neste dia, foram
trazidos os resultados e encaminhamentos propostos nas discussões.
No início da Assembleia, foram
falados os nomes dos próximos docentes a comporem a Coordenação -
Renato Maluf (coordenador)
e Cláudia Schmitt (vice) – e
o Departamento – Andrey Ferreira (chefe) e Peter May (vice), que
realizam a transição no dia 7 de agosto. Foi afirmado que a
proposta é realizar uma coordenação conjunta CPDA/DDAS, com
reuniões mensais destes quatro e da representação discente destes
dois espaços e docente. Após a finalização da greve, haverá uma
reunião ampliada com professores e estudantes. A primeira reunião
do colegiado está marcada para 8 de agosto. Entre os estudantes,
está sendo gestada a proposta de um espaço coletivo para a
continuidade das ações coletivas dos estudantes, com a proposta de
criação de um Centro Acadêmico.
A Assembleia contou com a presença
de Ivanilda, da FASUBRA – UFRRJ. Em sua fala, Ivanilda trouxe que a
greve está forte. Ela mencionou que sua invisibilidade na mídia ter
sido rompida com a suspensão das matrículas. Trouxe também que a
greve não é mais só da educação, mas sim, do conjunto de
servidores públicos.
Na leitura da síntese dos
encaminhamentos gerados nos ciclos de debate, apresentou-se uma
proposta de criação de uma comissão para organização do Fórum.
Tanto os encaminhamentos, quanto a proposta de formação de uma
comissão, tiveram por base as atas de cada debate. Assim os
encaminhamentos colocados foram:
1. Comissão Tripartite: Diante
necessidade de organizar um fórum, foi proposto a criação de uma
comissão tripartite, com representação de dois técnicos (um
servidor público e um terceirizado),
dois estudantes e dois professores, em que haja alternância dos
membros. Os nomes a serem
repassados por email (grevecpda@gmail.com) até dia 18
de julho. A comissão
seria responsável pela organização da pauta e monitoramento do
fórum, pensando seu formato e uma pauta com as principais demandas
de cada segmento, esta, por sua vez, elaborada a partir de um
diagnóstico anterior. A comissão divulgará o
documento preparatório até 17 de setembro.
2. Fórum: Foi
feita a proposta de fortalecimento do fórum do CPDA, explicitando as
suas regras, sem ‘engessá-lo’, mas sim estimulando um espaço de
democracia direta. Dele, documentos-síntese devem ser elaborados e
publicizados, incluindo discussões e encaminhamentos, para
acompanhamento dos resultados por uma comissão pós-fórum. Tanto a
comissão anterior, como a posterior ao Fórum pode conter ex alunos.
Assim, pela proposta, o fórum seria um espaço consultivo,
ordinário, anual, ocorrendo sempre na mesma data ou em data próxima,
não impedindo com isso que sejam convocados outros fóruns de
maneira extraordinária, como originalmente. Ademais, todos
documentos gerados nos Fóruns devem ser arquivados na biblioteca
para fácil acesso de interessados.
3. Comissão de organização do
Fórum: Pela proposta, a
comissão teria por responsabilidade realizar um pré-diagóstico, a
partir de uma autoavaliação. Cabe, portanto, a comissão a
elaboração do formato do diagnóstico e facilitação do processo
de autoavaliação. A proposta tem por base a organização de um
Projeto Político Pedagógico para o CPDA, que consubstanciará as
diretrizes para as próximas avaliações, além dos documentos que
já existem, como relatórios CAPES. Nessa assertiva, a meta
prioritária do Fórum 2012 seria a construção do PPP. Ressalta-se
que esse documento pode ser reformulado
quando o coletivo considerar necessário.
Foram trazidas também questões de
qualificação da transparência
e da circulação de informações no CPDA, a partir dos seguintes
pontos:
- Constância de um processo de informação dos recursos e gestão do CPDA,
- Publicização das atividades dos projetos de pesquisa dos núcleos e estímulo ao engajamento dos novos alunos nestes.
- Que o processo de mudança de coordenador e chefe de departamento seja mais publicizado, contando com avaliação da gestão anterior e proposições da nova.
- Publicização dos processos administrativos e de gestão (seleções internas e editais)
- Que a representação discente tenha acesso prévio à pauta do colegiado e departamento para participação nesses espaços (mínimo de 48h).
Outras questões de condições de
trabalho foram listadas pelos estudantes:
- Rever administração da estrutura da sala dos estudantes e as tecnologias da informação, que permitam o acesso a conceitos, faltas, renovação empréstimo de livros, matrículas, compartilhamento de materiais didáticos por meio de rede virtual, etc.
- Facilitação do acesso aos livros, para assim, poder-se tirar xerox em outro lugar.
- Proposta de um debate sobre os métodos de escolha e troca da orientação e sobre a entrada dos estudantes nos grupos de pesquisa.
- Considerando a existência de iniciativas individuais de extensão no CPDA por parte dos professores, a partir dos grupos de pesquisa, pensar em promover a elaboração de projetos mais amplos de extensão no CPDA, contando com a participação dos estudantes e técnicos nos mesmos, fortalecendo esse fragilizado pilar do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Foi feito um pedido de esclarecimento
sobre o processo de constituição das comissões que auxiliam o
colegiado (quais sejam, ensino e pesquisa, seleção, biblioteca e
publicações) por estudantes e técnico-administrativos, presente no
artigo 58 do Regimento, parágrafo único. A resposta foi que só a
comissão de seleção funciona efetivamente, mas sem representação
discente.
Principais resultados
Não houve consenso sobre o
fortalecimento do Fórum e sobre a criação de um PPP. Uma sugestão
paralela ao PPP foi a elaboração de um Plano Estratégico de três
anos. Porém, houve diversas manifestações sobre a necessidade de
uma autoavaliação do CPDA neste momento, sobre suas instâncias de
participação, que em sua maioria estão paradas, sobre sua
estrutura, sobre sua identidade, perfil
dos professores e dos formandos, sobre
a sua relação com a CAPES.
Sobre a publicização dos processos
no CPDA, os docentes deram ênfase para a reestruturação do site do
CPDA, considerada insuficiente pelos estudantes.
Enfatizamos que o que foi apresentado
foi construído coletivamente, não somente pelos estudantes, mas com
um grande esforço de todos. A
grande questão, a partir de agora, é fugir de uma ‘democratização
ilusória’, e incluir de fato os três segmentos e estimule
espaços de diálogo coletivo.
Ficou definido a realização de um Fórum para os dias 02 e 03 de Outubro.
Panorama nacional
Panorama nacional
No dia 10/07 o MEC recebeu o Comando
Nacional de Greve Estudantil, com a participação de representante
da Pós-graduação, com a inclusão de nossas pautas. A semana de 16
a 20 de julho será de mobilizações em Brasília.
No Comando Estadual de Pós
Graduação do Rio de Janeiro nossas pautas estão sendo debatidas,
como a universalização bolsas sem restrição de vagas, assistência
estudantil, 40% de aumento imediato do valor bolsas, revisão dos
critérios quantitativistas das agências de fomento e ampliação da
representação docente e abrir para discentes, nos comitês CAPES.
Na última assembleia do Comando, na semana passada, decidiu-se por
elaborar uma nota técnica com reivindicações e insistindo na
necessidade de suspensão o calendário. Na UFRRJ, está sendo
gestada uma reunião ampliada e aberta à comunidade, com a reitoria,
para apresentar a pauta nacional e setorial.
Em âmbito nacional, no dia 13 de
julho finalmente foi apresentada uma proposta inicial para
reestruturação do plano de carreira, porém muito aquém das
expectativas dos professores, após a ameaça de corte de ponto,
estimulada pelo MPOG, mas não levada adiante nas universidades.
NOSSA
AGENDA:
- Dia 16 de Julho -Assembleia PÓS-RJ Hall do Queijo (UERJ-Maracanã) 17:00
- Dia 17 de Julho - Assembleia dos Estudantes CPDA às 9:30
- Dias 16 a 20 de julho – Acampamento na Esplanada, em Brasília, dos Servidores Públicos Federais
- Dia 18 de julho – Marcha Unificada em Brasília
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