domingo, 8 de julho de 2012

INFORMATIVO DOS ESTUDANTES DO CPDA (04\2012)


         Na semana passada, o CPDA realizou mais uma Assembleia Geral, no dia 25 de de  junho de 2012, às 15h30 no CPDA, com a seguinte pauta: informes de cada categoria,  bem como o debate de assuntos internos ao CPDA, com a sugestão de organização de um  Fórum CPDA. 

        Na Assembleia, o encaminhamento imediato foi a organização de um Ciclo de  Debates, organizado em quatro temas: “Histórico do CPDA e Projeto Político Pedagógico”  (realizado no dia 27/06), “Debate sobre o fortalecimento do Fórum do CPDA” (realizado no  dia 02/07), “Desafios no contexto de produtivismo  – perspectivas futuras no CPDA e  escolhas a serem feitas” (marcado para o dia 04/07) e “Política de gestão e  infraestrutura do CPDA” (marcado para o dia 10/07).
         Entendemos que esse momento é essencial para reunir professores, funcionários e estudantes para detalhar as questões internas do CPDA, conectando-as com as pautas de  greve mais gerais, tendo em vista a preocupação de problematizar a questão da qualidade  do ensino superior e das condições de trabalho e estudo de técnicos, estudantes e  professores na educação  pública, ressaltando as especificidades do CPDA. Lembrando,  nossa pauta geral está organizada nos seguintes itens:

1. Debater o projeto de Educação que vemos hoje, seja através do REUNI, seja através da revisão dos critérios cobrados pela CAPES e pelo CNPq;


2. Aumento das bolsas em no mínimo 40%;

3. Universalização das bolsas;

4. 10% do PIB para a educação pública já, diferente do atual PNE, que prevê que esse índice só  será atingido em 10 anos.

       Podemos afirmar que os debates sobre o funcionamento do CPDA junto à comissão discente de greve têm contribuído para nosso fortalecimento, e o grupo têm se  empenhado em participar também em outras instâncias da greve que debatem as  questões acima, por isso insistimos na importância das nossas reivindicações internas  (sejam elas de consolidação das instâncias de participação, como o Fórum, de 
preocupação com o Projeto Político Pedagógico do CPDA, seja  de melhorias em  infraestrutura, no acervo da biblioteca e nos processos administrativos do Programa) e na  qualificação que elas têm gerado na participação discente no CPDA, que têm sido intensa com a deflagração da greve. 
        As atividades do Ciclo de Debates estão organizadas da seguinte maneira: há um período de fala dos expositores, seguido de debate entre todos os participantes,  acompanhados de um momento de encaminhamentos. A proposta é que esses  encaminhamentos sejam levados para a  Assembleia Comunitária/CPDA, que  propomos que seja no dia 11/07, assim como também subsidie a construção do próximo Fórum do CPDA.

       Enfatizamos nosso cuidado em estimular que este momento seja de renovação da  participação das categorias em greve e de debate sobre a concepção da educação em  nosso programa, em nossa universidade e em nosso país.  Por isso, mais uma vez  chamamos todos os estudantes a participarem dos debates!



Panorama nacional

Atualmente, a greve está deflagrada em 56 das 59 universidades federais, bem como em  um número significativo de institutos tecnológicos e outras categorias. Porém, as  tentativas de diálogo com o governo não têm apontado para qualquer proposta concreta  para as categorias em greve. Pelo contrário, diversos servidores estão aderindo à greve,  como o INCRA, as agências reguladoras (vigilância sanitária, petróleo), além de outras  categorias já mobilizadas e as negociações estão longe de ocorrerem nosso programa, em nossa universidade e em nosso país.  Por isso, mais uma vez  chamamos todos os estudantes a participarem dos debates!




Nenhum comentário:

Postar um comentário